Entenda como a tecnologia está mudando o mercado imobiliário.

Hoje é fato inegável que a tecnologia já mudou o comportamento de compra e venda no mercado imobiliário. Graças a ela, está cada vez mais fácil encontrar o que se procura. O índice de velocidade de venda, por exemplo, já aumentou mais de 50% em algumas regiões, como é o caso do Distrito Federal.

No entanto, tanto clientes quanto corretores devem ficar atento às tecnologias disponíveis incorporadas ao dia a dia para fechar negócios de forma cada vez mais rápida e assertiva.

Hoje há muitos recursos que vão muito além da internet, por isso ficar atento a eles é essencial para o consumidor fazer a escolha certa da imobiliária que vai assessorar a sua compra ou venda.

Drones revolucionam o mercado imobiliário

Imagine visitar o imóvel dos sonhos sem precisar sair de casa. Se você pensou em fotografias ou vídeos de alta resolução chegou perto. Mas na verdade a grande revolução está nos drones, capazes de levar até o consumidor imagens em tempo real não só de cada ambiente do imóvel, mas também da vizinhança.

Contratos digitais agilizam locação

Não é segredo que a demora no fechamento dos contratos é um dos grandes empecilhos do mercado imobiliário. Com os contratos digitais não é mais preciso conciliar a agenda de todas as partes envolvidas.

Basta enviar o arquivo por e-mail para cada locador e locatário para que a assinatura seja feita diretamente do celular, tablet ou notebook. Assim, apenas o inquilino ainda precisa comparecer à imobiliária para fazer a retirada das chaves.

Visitas em tour 3D amplia o leque de ofertas

A falta de tempo é uma característica da vida moderna – e sempre foi a grande inimiga do mercado imobiliário. Uma pessoa que só possa visitar imóveis aos sábados, por exemplo, acaba com um horário bem restrito, já que a maioria das imobiliárias funciona em meio período nesse dia.

Nesse tempo o cliente consegue visitar dois, três imóveis, levando em conta o tempo de deslocamento entre eles, o gasto com combustível etc. Com o tour virtual em 3D, feito com o auxílio de um óculos de realidade virtual, é possível conhecer em média 10 imóveis – reservando para a visita presencial os que gostar mais.

Com isso o tempo de fechamento de negócio é agilizado. O processo mais ágil se torna menos cansativo e muito mais eficiente.

Visualização 360º diretamente do site

Além dos drones e do tour virtual, uma outra forma cada vez mais utilizada pelas imobiliárias é a visualização em 360ºC. Diretamente do site, o cliente em potencial pode conhecer todos os cômodos do imóvel logo no primeiro acesso.

As visitas presenciais são feitas com mais assertividade, já que quando o cliente marca já tem uma boa ideia do que vai encontrar. Com isso, o processo de compra e venda é agilizado, beneficiando todas as partes envolvidas.

Informações mais rápidas com QR Code nas placas de locação ou venda

Gostou de uma casa com placa de vende-se? Nunca foi tão fácil saber tudo sobre ela. Agora, basta ler o QR Code com a câmera do smartphone e ter acesso a uma série de informações sobre o imóvel.

Assim, na mesma hora o consumidor fica sabendo se é ou não aquilo que está procurando. Se for, dali mesmo já é possível fazer o primeiro atendimento com o corretor, marcando uma visita ou pedindo mais informações complementares.

Chatbot otimiza o primeiro atendimento

Ninguém gosta de ficar esperando na linha ou ser passado de ramal em ramal até chegar ao responsável pelo imóvel. Agora esse problema praticamente acabou com os chatbots.

O próprio robozinho, dotado de inteligência artificial, é capaz de encaminhar o cliente em potencial pela jornada de compra e até fazer uma triagem daqueles que ainda estão indecisos, oferecendo algumas opções. Com isso o tempo de espera cai para zero e ninguém fica sem atendimento.

Hotsites apresentam as novidades do mercado imobiliário

Lançamentos ou outros imóveis muitas vezes merecem um trabalho online diferenciado. Para isso existem os hotsites, páginas criadas especialmente para um único imóvel.

Nos hotsites há tudo o que é preciso saber sobre o imóvel: imagens de alta qualidade de todos os cômodos, tour 360ºC, vídeos, informações bem completas sobre as características do local, vizinhança, valores e formas de pagamento e, muitas vezes, simulador de financiamento.

Por isso, na hora de procurar pelo imóvel perfeito, busque uma imobiliária amiga da tecnologia. Dessa forma sua procura será mais rápida e os resultados muito mais satisfatórios.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Continue acompanhando os posts da Special Properties e receba sempre novidades quentíssimas sobre o setor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *